top of page

O PROJETO

O Projeto MUDAPÉ é uma ação de arte-ativismo que se propõe sair em defesa poética: da prevenção de desastres ecológicos, da preservação e recuperação das florestas, da preservação da vida e  do meio-ambiente; que acontecerá entre os dias 21 de  outubro a  26 de novembro de 2016. Por outro lado, quer investigar o fazer artístico contemporâneo preocupado em ativar a aproximação entre arte e vida.

 

Há uma ano do desastre ambiental produzido pela mineradora Samarco com o rompimento da Barragem de Fundão em Bento Rodrigues sub-distrito de Mariana/MG que vitimou a  bacia do Rio Doce; farei uma caminhada de 35 dias do Fundão – Campus da UFRJ/Rio de Janeiro a Bento Rodrigues, levando comigo uma muda de Pau Brasil numa  mochila especialmente projetada para esse fim. Depois de carregar a muda do Rio de janeiro a Mariana, irei plantar a muda nas proximidades da bacia do Rio Doce.

 

O projeto conta com a parceria do NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos, que preparou um sistema composto de 4 sensores na forma de uma criatura robótica chamado Hiperbot. O sistema, composto de um sensor de luminosidade, umidade, temperatura e resposta galvânica, fará a coleta das principais informações sobre o ambiente em que a muda se encontra na mochila, assim como a resposta galvânica monitorada num dos ramos dessa pequena árvore.

 

Além do monitoramento por sensores a muda será registrada por uma câmera com uma lente 360 graus ao longo do percurso. Este registro produzirá um filme onde a muda, em primeiro plano, se desloca pelas diversas paisagens que encontraremos no caminho.

 

Contamos com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/EBA/UFRJ e da CAPES.

bottom of page